O que são Trilhas de Aprendizagem e quais os benefícios para a sua empresa?

O que são Trilhas de Aprendizagem e quais os benefícios para a sua empresa?

Compartilhe este artigo!

Imagine que você está entrando em uma nova cidade e precisa de ajuda para navegar pelas ruas até chegar ao seu destino. Você usa um aplicativo de localização, certo? Nele, você encontra todas as informações necessárias para transitar pelo lugar desconhecido. Pois bem, o mesmo vale para as Trilhas de Aprendizagem (ou Trilhas de Conhecimento) nas empresas, que serve como um norte para orientar os colaboradores no desenvolvimento de habilidades.

Independente da função do colaborador, de ser uma contratação recente ou não, é possível usar essa ferramenta para ajudá-los a se desenvolver, motivar e alcançar suas metas. Afinal de contas, um funcionário bem capacitado está pronto para ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.

Leia mais:

Com as Trilhas de Aprendizagem, o conhecimento é passado de forma mais orgânica e natural, o que é ótimo, já que sabemos muito bem que o aprendizado não é algo mecânico e estático. Por isso, preparamos esse texto para que você conheça melhor essa ferramenta e os benefícios para o seu negócio.

O que são Trilhas de Aprendizagem?

As Trilhas de Aprendizagem são um conjunto integrado e sequenciado de experiências que guia o aluno pelo processo de aprendizado. Elas buscam promover a capacitação contínua do colaborador, ajudando a construir o conhecimento necessário para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências essenciais para cada equipe.

Com essa ferramenta, o gestor define as habilidades que seu time precisa desenvolver e a eles é oferecido a sequência de capacitação. Seu objetivo principal é desenvolver os colaboradores dentro de temáticas específicas, de maneira que o seu desempenho melhore e ele consiga gerar mais resultados para a empresa.

Por exemplo: um vendedor precisa de uma série de habilidades específicas para que possa performar o melhor na sua posição. Portanto, o T&D deve criar uma trilha de aprendizagem que contemple todas as competências necessárias indicadas pelo líder do time de vendas, como: conhecimento em estratégias de marketing e negociação, conhecimento técnico da ferramenta/serviço que está vendendo, precisa ter uma boa oratória, entre outras coisas.

O processo desenvolvido pelas Trilhas de Aprendizagem se preocupa tanto com a aquisição do conhecimento, como com o pré e pós aprendizagem. Por isso, ela relaciona o aprendizado prático e teórico para alcançar o objetivo final. Que é, sempre, a aplicação prática do aprendizado.

Use o Design de Jornada de Aprendizagem para desenvolver suas trilhas de aprendizagem!

Quais os tipos de Trilhas de Aprendizagem?

Os “tipos” de Trilhas de Aprendizagem dizem respeito aos módulos de aprendizagem. Ou seja, os passos que os alunos precisam completar ao longo dela. E existem dois tipos: as lineares e as agrupadas.

Lineares

O modelo linear das Trilhas de Aprendizagem é um dos mais comuns de encontrar na educação, seja corporativa ou não. Nele, os conteúdos são colocados em sequência, já que o cumprimento de um é pré-requisito para acessar o outro.

Geralmente, esse modelo de trilha linear é usado quando o assunto em pauta precisa seguir uma sequência para ser compreendido. Como, por exemplo, ao aprendermos equações matemáticas. É necessário aprender a somar para, então, compreender a subtração, divisão e multiplicação. E o modelo linear das trilhas de aprendizagem leva o aluno direto ao objetivo. Sem desvios.

Agrupadas

O modelo de Trilhas de Aprendizagem agrupadas permite mais autonomia para o aluno. Isso porque ele não tem uma ordem pré-estabelecida para consumir os conteúdos, apenas uma quantidade mínima de módulos que devem ser estudados.

Assim, o aluno é capaz de escolher a ordem em que estudará os módulos, de acordo com os que julga mais importantes, e montar a sua própria ordem de aprendizado.

Essa trilha é indicada para os usuários que já tem uma certa maturidade para lidar com a autonomia. Ela é usada, geralmente, para temas que possuam muitas ramificações, sem que uma sequência específica seja necessária para que o aluno entenda todo o conteúdo.

Com ela, o colaborador também tem a liberdade para selecionar os recursos que a trilha usará, dentre aqueles disponibilizados pelo seu criador. Portanto, uma vez que a Trilha Agrupada possui uma sequência aleatória, o aluno a percorre da maneira que achar melhor.

Trilhas de Aprendizagem: quais os benefícios?

Após a estruturação de Trilhas de Aprendizagem na empresa, será possível notar uma melhora no desempenho dos colaboradores. Mas se isso ainda não te convenceu a investir nessa ferramenta, então separamos 4 benefícios que as organizações que aderem ao método encontram:

1 – Autonomia de desenvolvimento

A autonomia no desenvolvimento tem sido uma tendência forte nos últimos anos e deve continuar assim. Com ela, é o próprio colaborador que decide quais conteúdos buscar e em qual momento.

As pessoas que aprendem por iniciativa própria tendem a absorver melhor o conteúdo. E como é difícil que os profissionais de RH consigam orientar individualmente cada colaborador, a autonomia é muito bem-vinda. No entanto, cabe a empresa oferecer a oportunidade para essa autonomia e meios de acessar o conhecimento.

2 – Aprendizagem contínua

Aqui na Evolke, nós acreditamos em continuar sempre aprendendo. Isso significa que não enxergamos a aprendizagem como um evento isolado. Os colaboradores devem ser capacitados de forma constante e contínua, em vez de receberem apenas as instruções iniciais.

E é justamente isso que as trilhas de aprendizagem proporcionam: a oportunidade de aprender constantemente. Com elas, é possível separar o conteúdo em diversos passos, de forma que seu colaborador possa aprender algo novo todo dia. E não tentar absorver todo o conteúdo de uma vez só.

Essa ideia de absorver o aprendizado todos os dias, de forma fragmentada, também ajuda a absorver o conhecimento com mais facilidade. O que só traz benefícios para a performance dos colaboradores.

3 – Maior engajamento

As trilhas de aprendizagem também oferecem um objetivo claro. Assim, com uma meta para cada atividade, é mais fácil manter o colaborador engajado até o fim, sem perder a energia.

Isso também quer dizer que é possível desenvolver habilidades e capacidades específicas por mais tempo, trabalhadas de forma mais rápida, sem comprometer a qualidade da aprendizagem ou a absorção do conhecimento por parte do colaborador. E, claro, sem que ele durma no processo.

Como você desenvolve seus colaboradores?

Agora que você já viu tudo isso sobre as Trilhas de Aprendizagem, me conta aqui: como você faz para desenvolver seus colaboradores? Qual a estratégia que o T&D da sua empresa usa para ajudar os funcionários a adquirir as habilidades necessárias para performarem o seu melhor no dia a dia?

É importante levar em consideração como você cultiva e desenvolve talentos na sua empresa. Isso porque é através dos seus colaboradores que se alcançará o objetivo do negócio. E aí, está pronto para garantir que eles tenham o melhor para que possam dar o seu melhor?

Então chama a gente! Aqui na Evolke somos especialistas em gestão do conhecimento e aprendizagem corporativa. E estamos prontos para te ajudar a vencer todos os seus desafios de T&D. Vamos juntos? É só clicar no botão abaixo e agendar uma consultoria gratuita com o nosso especialista. Vem! 👇

Converse com o nosso especialista sobre o desenvolvimento das suas trilhas de aprendizagem!

Deixe uma resposta

Fechar Menu