O Ead como parceiro no desenvolvimento de equipes remotas

O Ead como parceiro no desenvolvimento de equipes remotas

Compartilhe este artigo!

Só quem tem funcionários trabalhando fora da empresa sabe a dificuldade de oferecer a eles o mesmo padrão de treinamentos da sede. Se para os colaboradores locais já é difícil conciliar horários e datas para as ações presenciais, a situação fica ainda mais complicada quando se trata de funcionários de campo ou de unidades que estejam distantes. Nessas horas, o desenvolvimento de equipes remotas se prova um desafio para o time de RH.

Contudo, as novas tecnologias trouxeram muitas soluções para o setor de RH das empresas – responsáveis pelas capacitações. A possibilidade de ofertar aos seus funcionários remotos treinamentos de qualidade, com flexibilidade de datas e horários, e com o mesmo aproveitamento das ações presenciais, já é realidade. Tudo isso graças ao Ensino à Distância (EaD).

A possibilidade de salas de aula virtuais e treinamentos on-line – ou semipresenciais – vem mudando a forma como os times de T&D trabalham o desenvolvimento de equipes, sejam elas remotas ou não. Cheio de vantagens e novas tecnologias, o EaD pode ser uma poderosa ferramenta para o setor de RH.

Origens e perspectivas do EaD

Se há muitos anos o ramo acadêmico já utilizava o ensino EaD com sucesso, faz pouco tempo que as empresas começaram a utilizá-lo no treinamento e desenvolvimento de equipes. Mas as multinacionais foram as pioneiras. Também chamado de “Treinamento à distância”, “Teleducação”, “Treinamento Virtual” e “E-learning”, ele teve origem em 1728 em Boston, nos Estados Unidos – nessa época, eram oferecidos cursos por correspondência.

Inicialmente o seu foco era o ensino profissionalizante. No entanto, hoje essa modalidade de ensino já está presente em todos os tipos de aprendizagem: desde cursos livres, graduações até treinamentos corporativos.

Em termos de perspectivas de crescimento do Ensino à Distância, os especialistas afirmam que não há dúvidas que ele veio para ficar. E com ele, um novo perfil de aluno: mais autodidata e ativo na construção da própria aprendizagem. Assim, aprender por conta própria, usando ferramentas modernas de ensino, é o que o futuro reserva para as empresas.

Vantagens do E-learning para o desenvolvimento de equipes remotas

Os ganhos das empresas com o e-learning podem ser bem grandes. Não só por proporcionar uma forma de garantir o treinamento e desenvolvimento de equipes remotas, mas também por otimizar o tempo e agilizar as ações de T&D. Outras vantagens para as empresas que usam o e-learning são:

  • Alto padrão de excelência em capacitação, investindo em instrutores experientes para um grande número de funcionários;
  • Economia, já que a abrangência dos treinamentos é maior, atingindo um generoso número de pessoas;
  • Difusão da cultura empresarial e manutenção do padrão de qualidade das atividades nas filiais ou em campo, mesmo em países diferentes;
  • Possibilidade de flexibilização de horários e datas de treinamento, já que as plataformas de ensino EaD permitem que o colaborador escolha quando e onde pode fazer o seu treinamento – que fica em uma base de dados segura e sigilosa, acessível até por smartphones;
  • Controle da empresa, que consegue acompanhar o acesso e o progresso dos colaboradores nos treinamentos oferecidos;
  • Foco no conteúdo que a organização deseja passar, evitando as dispersões comuns em treinamentos presenciais;
  • Interação dos trabalhadores cuja possibilidade de se encontrarem presencialmente é muito remota, pois há a oportunidade de criação de fóruns e chats para discussão dos temas.

Além disso, a Educação à Distância ainda possibilita o uso de novas tecnologias e ambientes virtuais diferenciados, que podem ser personalizados e adaptados de acordo com a demanda de cada empresa. Inclusive em modalidades semipresenciais.

Técnicas inovadoras e interessantes ambientes virtuais de aprendizagem

treinamento e desenvolvimento de equipes remotas

Já passou o tempo em que falávamos em treinamentos empresariais e a primeira imagem que vinha a mente era essa acima. Salas de aula tediosas, com conteúdos extensos e complicados não fazem mais parte da realidade da Educação Corporativa.

Hoje em dia é possível unir tecnologias inovadoras, conteúdo e metodologias de aprendizagem ativa de forma a se obter resultados positivos na melhoria de performance dos funcionários. Dessa forma, transformando as suas ações de treinamento e desenvolvimento de equipes – sejam elas remotas ou locais – em ferramentas certeiras para o sucesso do seu negócio.

Vale reforçar que a Educação Corporativa não precisa ser parada e enfadonha. Para provar isso, separamos algumas técnicas e ferramentas que, aliadas as tecnologias, conteúdos e metodologias, potencializam ainda mais os resultados dos colaboradores que participam das ações de T&D através do e-learning. Dá uma olhada! 👇

1 – Gamificação

Utilizando mecânicas do mundo dos games como pontuação, classificação e conteúdos separados por níveis de dificuldades, é possível ampliar o interesse e o engajamento dos funcionários nas ações de T&D. Além disso, possibilita a entrega de feedback em tempo real para o participante.

2 – Automação de processos

Ainda que um conceito recente no mundo do e-learning, a Automação tem sido aplicada em diversos processos de suporte ao participante. Dessa forma, é possível integrar outros softwares com a plataforma, o que agiliza e simplifica sua utilização. Isso também aponta uma diminuição significativa nos gastos da empresa.

3 – Big Data e People Analytics

Empresas que apostam em e-learning conseguem otimizar o conteúdo on-line oferecido com base em ferramentas de Big Data e People Analytics. Por meio delas a equipe de T&D consegue personalizar as atividades do ambiente virtual e obter dados sobre a experiência e comportamento do participante na plataforma. E com todas essas informações em mãos, o processo de design dos treinamentos fica mais focado e objetivo.

Design de Jornada de Aprendizagem para o desenvolvimento de equipes remotas

4 – Integração com ferramentas de comunicação

Blogs, sites, mídias e redes sociais, intranet e outros canais de comunicação, também podem ser ambientes de apoio a aprendizagem úteis para a sua empresa. Hoje eles já são amplamente usados para informar e treinar colaboradores à distância – além de fortalecer a cultura organizacional.

5 – Mobile Learning

Ainda que o Mobile Learning seja um formato de ensino à distância recente, já vem ganhando muito espaço. Nele, ambientes virtuais de aprendizagem são criados especialmente para dispositivos móveis. As vantagens incluem flexibilidade e mais facilidade de acesso aos conteúdos, pois podem ser vistos a qualquer momento por meio de um smartphone.

6 – Business Games e técnicas de simulação

Business Games (Jogos de Negócios) são utilizados por empresas como TIM, Pão de Açúcar e Soluti nos seus programas de treinamentos, pois simulam situações corporativas específicas para que os colaboradores ganhem experiência e consigam se aperfeiçoar no mundo real. Embora tenham sido mais usados para treinar gestores no início, isso vem mudando, e atualmente outros níveis da operação também aproveitam esta inovação.

Trabalhe o desenvolvimento de equipes remotas na sua empresa!

Sem dúvidas, o ensino EaD veio para ficar e ocupar, cada vez mais, os espaços de aprendizagem, tornando-se uma eficaz opção para o treinamento e desenvolvimento de equipes remotas, com qualidade e excelência.

E agora que você conhece algumas das diversas possibilidades de desenvolver ações de T&D remotas, eficazes e focadas no resultado, que tal pôr em prática? Estamos prontos para te ajudar a revolucionar o desenvolvimento e treinamento da sua empresa! Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas. 📞👇

Fale com um especialista sobre o desenvolvimento de equipes remotas

Deixe uma resposta

Fechar Menu