Busca por Sistema de Gestão de Aprendizagem explode no primeiro semestre de 2020

Busca por Sistema de Gestão de Aprendizagem explode no primeiro semestre de 2020

Compartilhe este artigo!

A não ser que você tenha passado os últimos 3 meses debaixo de uma pedra, já deve estar cansado de ouvir falar do “novo normal” proporcionado pelo coronavírus e a pandemia global. Essa ideia fala sobre as mudanças que a crise trouxe para a forma como nos relacionamos, trabalhamos e aprendemos. E também explica o aumento expressivo na busca pelo termo Sistema de Gestão de Aprendizagem nesse primeiro semestre de 2020.

Leia também:

A crise sanitária forçou muitas empresas a adotarem o home office. O que, por sua vez, forçou a transformação digital nas organizações. O distanciamento social fez com que repensássemos a forma como fazemos reuniões, contratações, gerenciamento de equipes e, claro, como ensinamos nossos colaboradores.

Sendo assim, muitas equipes de T&D tiveram de começar uma pesquisa intensa por sistemas de gestão de aprendizagem que suprissem a demanda das organizações. Elevando os números de busca em sites como o Google e adotando uma tendência de anos: a educação corporativa a distância.

A procura por sistemas de gestão de aprendizagem

Se você analisar o print abaixo, que fizemos do site Google Trends, vai notar que o maior pico dos últimos dez anos para buscas pelo termo “sistema de gestão de aprendizagem” no site, aconteceu em março de 2020. Não coincidentemente, o mês em que os primeiros casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram identificados no Brasil.

Aumentos das buscas por sistema de gestão de aprendizagem no Google Trends
Pico apontado no print aconteceu em março de 2020.

Observando o print, podemos ver que não se trata de um pequeno aumento, mas, eu diria, uma explosão das buscas. O termo “sistemas de gestão de aprendizagem” foi o mais digitado em todas as buscas feitas no Google nesse período. Seguro dizer que basicamente todo mundo na internet queria saber o que eram esses sistemas e como adquiri-los.

Para comparação, o último pico de busca pelo termo tinha acontecido em agosto de 2019. Ainda assim, se compararmos o primeiro semestre do ano passado e o primeiro semestre de 2020, fica claro o aumento.

Comparação da busca por sistemas de gestão de aprendizagem nos últimos anos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Evolke, no mesmo período, em 2019, o termo “sistema gestão de aprendizagem” teve um aumento de 11% nas buscas. Enquanto o crescimento para o primeiro semestre de 2020 foi de 54%.

Mas o que isso representa para o setor da educação corporativa e os profissionais de treinamento e desenvolvimento?

Quem ainda não aderiu a aprendizagem a distância, irá em breve

A tendência da transformação digital não é algo recente. A cada ano que passa, as pessoas ficam mais e mais conectadas. O que muda não só a forma como nos comunicamos, mas como aprendemos.

A cada ano, a busca por vídeos no estilo “como fazer determinada coisa” aumenta 70%, o que demonstra o interesse das pessoas em aprenderem através de conteúdo audiovisual.

Além disso, sabemos que 80% das pessoas preferem consumir conteúdos por vídeo, em vez de lerem um texto online. De acordo com a pesquisa Cisco, 82% do tráfego na internet é gerado por vídeo.

Portanto, é seguro afirmar que as empresas que ainda não aderiram a transformação digital, o farão em breve. Se não pela pressão causada pelo novo coronavírus, então pela forma como seus colaboradores aprendem. É uma maneira de conciliar as diferentes formas de aprendizagem das diferentes gerações em uma mesma empresa.

Seja através de vídeos, podcasts, mobile learning, jogos de realidade aumentada, aulas online síncronas ou assíncronas, é inegável que a situação atual, aliada aos costumes tecnológicos dos colaboradores, exige maior adaptação digital por parte das empresas.

Quais os benefícios de um sistema de gestão de aprendizagem?

Já imaginou ter a disposição uma escola dedicada à sua empresa? Um lugar acessível a todos os seus colaboradores com informações sobre seus processos, mercado e cultura organizacional?

Bem, é basicamente isso que um sistema de gestão de aprendizagem (também conhecido como plataforma LMS) faz. É através dele que seus colaboradores conseguem tirar dúvidas sobre as atividades e processos diários, de onde quer que estejam.

Além disso, essas plataformas auxiliam os gestores e profissionais de T&D a lidar com os desafios diários de treinar e desenvolver seus times, independente dos seus tamanhos. Como:

  • Fazer a gestão de treinamentos (presenciais, semipresenciais e EaD);
  • Alinhar agendas de alunos e instrutores;
  • Executar os treinamentos apenas no horário de trabalho (para evitar multas e passivos trabalhistas);
  • Cuidar da logística das ações de treinamento e desenvolvimento;
  • Otimizar o tempo destinado a execução dos treinamentos;
  • Diminuir os custos com treinamentos.

Isso se torna possível uma vez que as plataformas auxiliam na automação das atividades diárias e pontuais relacionadas a T&D. E mais: quando falamos sobre os sistema de gestão de aprendizagem e seus benefícios, também estamos falando de:

  • Treinamentos acessíveis 24/7 e de qualquer lugar;
  • Ferramentas de chat e fórum integrados;
  • Escalabilidade para suas ações de T&D;
  • Maior diversidade nos formatos de conteúdo oferecidos;
  • Redução de custos para a implementação de ações de T&D;
  • Possibilidade de personalizar a plataforma de acordo com as necessidades da empresa;
  • Coleta de dados que permitem ações estratégicas do RH;
  • Maior autonomia no aprendizado para o aluno;
  • Processos automatizados que diminuem as chances de erros, multas e passivos trabalhistas.

No entanto, é preciso estar atento as necessidades da empresa na hora de escolher seu sistema de gestão de aprendizagem. Continue lendo para descobrir as nossas dicas para escolher sua LMS! 👇

transforme seus treinamentos presenciais em EAD para sua LMS

Como escolher o sistema de gestão de aprendizagem para a sua empresa?

Embora o momento soe bastante imediatista, é importante lembrar que adquirir a primeira plataforma que encontrar na sua busca do Google não é a melhor maneira de levar sua empresa para a era digital. É importante considerar questões como:

  1. Qual a necessidade da sua empresa?
  2. Você já possui treinamentos que possam alimentar uma plataforma própria?
  3. Existe alguma legislação que rege os treinamentos que você quer oferecer?
  4. A plataforma LMS cobre todas as necessidades dos colaboradores?
  5. Sua interface é simples e intuitiva?
  6. Seus colaboradores vão precisar de auxílio para interagir com os materiais?
  7. Onde seus colaboradores conseguirão apoio para lidar com as dúvidas sobre o conteúdo?
  8. Qual o tempo de implantação da plataforma?

Por isso, muitas empresas acabam optando por plataformas de terceiros que permitem a personalização e possuem um catálogo completo de cursos, prontos para serem usados. Nesses casos, é importante observar a segurança oferecida a empresa contratante, além do apoio ao aluno e gestores.

Por exemplo, o Portal Escudo, sistema de gestão de aprendizagem focado em Saúde e Segurança do Trabalho desenvolvido pela Evolke, garante a segurança jurídica dos clientes com mais de 55 cursos de prateleira em conformidade com a lei.

Além disso, a plataforma do Portal Escudo oferece diversos recursos para promover uma experiência de aprendizagem completa e colaborativa, como: treinamentos interativos e gamificados, simuladores, objetos 3D, fóruns para discussão e compartilhamento de informações, apoio pedagógico com instrutores especialistas, e uma rede social própria para compartilhamento e interação dos alunos. O que a torna uma ótima opção para empresas que buscam treinamentos normativos EaD.

E aí, pronto para começar?

Então, agora que você já está por dentro da transformação digital das empresas e dos benefícios de sistemas de gestão de aprendizagem, está na hora de começar a usar um!

Mas lembre-se: o que funciona para o seu vizinho, pode nem sempre funcionar para você. Por isso é importante pesquisar e certificar-se de que o sistema de gestão de aprendizagem escolhido atende as suas necessidades.

Agora, se você quer saber como funciona um treinamento nesse sistema, preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração com os nossos especialistas. Veja exatamente como um sistema de gestão de aprendizagem funciona na prática!

Peça uma demonstração

Deixe uma resposta

Fechar Menu