Avaliação de Desempenho — como aproveitar melhor essa ferramenta com seus colaboradores?

Avaliação de Desempenho — como aproveitar melhor essa ferramenta com seus colaboradores?

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A avaliação de desempenho é um processo estratégico do RH, essencial para garantir o sucesso da empresa no mercado. Através dela, é possível conscientizar os colaboradores dos pontos positivos e negativos referentes à sua postura de trabalho. No entanto, não basta apenas coletar dados para a avaliação de desempenho, é preciso também que os gestores saibam o que fazer com eles. Nesse contexto, para que se desenvolva boas estratégias para a empresa, a avaliação de resultados é algo fundamental, pois com ela é possível realizar diagnósticos que possibilitam o estabelecimento de metas de crescimento. Do mesmo modo, é também possível que os gestores recebam o feedback dos colaboradores sobre a gestão da empresa.

Para trabalhar satisfatoriamente com os dados da avaliação de desempenho, são importantes algumas medidas como:

Trabalhar os dados com um feedback direto

Dar ao colaborador os resultados da sua avaliação de desempenho é fundamental para que ele se conscientize sobre seus pontos fortes e fracos. Também é necessário fazer com que o funcionário compreenda o estudo que foi feito, ajudando-o a desenvolver estratégias para melhorar cada vez mais. Sem a prática do feedback, a análise da performance se torna um processo disfuncional. Mas dando esse retorno ao trabalhador, cria-se a chance de que ele se aprimore no trabalho, beneficiando tanto sua carreira quanto a empresa.

Traçar um plano de metas

Para ajudar o colaborador em seu processo de melhoria após o recebimento dos resultados da avaliação de desempenho, é interessante traçar um plano de metas que se proponha a ajudá-lo a melhorar as falhas apontadas e a manter os aspectos positivos de sua postura de trabalho. A ideia é traçar metas sólidas, que sejam desafiadoras, mas que também sejam realistas, respeitando os limites do trabalhador. Desse modo, ele pode aplicar em seu cotidiano de trabalho referências de como progredir, ciente do que precisa realizar para alcançar os patamares desejados.

Receber devolutivas sobre o ambiente de trabalho

Quando se conversa com o colaborador sobre a sua performance, é também fundamental que se abra espaço para que ele possa falar, pois muitos processos referentes à empresa podem afetar a equipe, gerando efeitos sobre os resultados da avaliação de desempenho. Assim, a empresa também pode se conscientizar de seus aspectos negativos, buscando soluções para eles.

Fazer um acompanhamento contínuo

A avaliação de desempenho visa um processo contínuo de crescimento, tanto do trabalhador quanto da empresa, por isso, não deve ser realizada uma única vez. É preciso que ela seja periódica, para averiguar se as questões apontadas estão sendo solucionadas. Depois do feedback direto e do estabelecimento de um plano de metas para o trabalhador, é necessário observar se houve melhoras e se os objetivos determinados estão mesmo sendo alcançados. Da mesma maneira, é também preciso que a empresa receba constantes devolutivas de seus funcionários, para que possam ser geradas mudanças contínuas no empreendimento.

Informatizar os processos

Contar com ferramentas tecnológicas permite que a empresa tenha mais facilidade e efetividade na execução de tarefas, gerando e gerenciando resultados de forma mais rápida e prática, com acesso a dados de maneira mais simples. Aplicar a tecnologia para a análise dos registros de avaliação de desempenho favorece a realização de um estudo sobre o perfil da equipe. Esse conhecimento auxilia a empresa a planejar medidas para o aperfeiçoamento, correção de problemas e manutenção dos pontos positivos da equipe ao longo do tempo.

 

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