Avaliação de Desempenho: como aproveitar melhor essa ferramenta com seus colaboradores?

Avaliação de Desempenho: como aproveitar melhor essa ferramenta com seus colaboradores?

Compartilhe este artigo!

Sabe a expressão “mais perdido do que cego em tiroteio”? Então, é assim que os colaboradores se sentem quando não sabem se estão desempenhando de acordo com os padrões da empresa. Também é como ficam os gestores e a própria organização, sem compreender a evolução da performance de seus funcionários. É por isso que a avaliação de desempenho tem um papel importante na gestão de pessoas.

Com essa ferramenta, a gestão consegue avaliar o nível de desempenho de cada funcionário – ou do time todo. Dessa forma, é possível identificar possíveis melhorias e talentos individuais e coletivos. Além de conscientizar os colaboradores dos pontos positivos e negativos referentes à sua postura de trabalho. O que também ajuda a empresa no desenvolvimento profissional de seus trabalhadores.

De forma geral, a avaliação de desempenho é o ponto de partida para estimar as necessidades de treinamento e desenvolvimento da empresa. Bem como deixar o colaborador ciente da eficiência de suas tarefas e estreitar os laços com o gestor. Pronto para descobrir como usar essa ferramenta ao máximo? Então continue lendo! 🤓👇

O que é e como fazer uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um processo estratégico do RH, essencial para garantir o sucesso da empresa no mercado. Através dessa ferramenta, os gestores comparam o que se espera de cada funcionário com o que tem sido entregue por ele. O que é uma forma de conhecer e medir a performance dos profissionais. No entanto, não basta apenas coletar dados, é preciso também que os gestores saibam o que fazer com eles.

Nesse contexto, para que se desenvolva boas estratégias para a empresa, essa ferramenta é fundamental, pois com ela é possível realizar diagnósticos que possibilitam o estabelecimento de metas de crescimento. Do mesmo modo, é também possível que os gestores recebam o feedback dos colaboradores sobre gestão da empresa. Por isso, alguns pontos importantes para se ter em mente antes de começar a usar ela são:

  • Conhecer a responsabilidade de cada colaborador, já que não é possível medir e avaliar algo se você não tem certeza do que cada um deveria estar fazendo;
  • Definir o método que vai ser usado durante o processo. Esse item deve ser pensado com cuidado, pois pode significar o sucesso ou fracasso da sua avaliação de desempenho. As avaliações podem ser objetivas, autoavaliação, análise de campo ou pesquisa de comportamento;
  • Escolher os fatores que serão avaliados durante a verificação. Quanto mais fatores você definir, mais completa ela será. Alguns dos pontos que você pode levar em consideração são: competências, habilidades técnicas, produtividade, postura no ambiente de trabalho e iniciativa;
  • Oferecer feedback ao colaborador, já que isso ajuda a melhorar o trabalho entregue por ele. Esse feedback também faz parte do desenvolvimento do funcionário, e deve ser encarado como tal. Não é o momento da “bronca”, mas sim uma revisão do desempenho do profissional para que ele possa ajustar os pontos necessários e manter onde está acertando.

Como aproveitar melhor a Avaliação de Desempenho

Trabalhar de forma satisfatória com essa ferramenta exige que a gestão de RH esteja atenta a algumas medidas, como feedback, metas e o clima organizacional. Para te ajudar a identificar as mais importantes, separamos alguns itens a seguir:

Trabalhar os dados com um feedback direto

Dar ao colaborador os resultados da sua avaliação de desempenho é fundamental para que ele se conscientize sobre seus pontos fortes e fracos. Também é necessário fazer com que o funcionário compreenda o estudo que foi feito, ajudando-o a desenvolver estratégias para melhorar cada vez mais.

Sem a prática do feedback, a análise da performance se torna um processo disfuncional. Mas dando esse retorno ao trabalhador, cria-se a chance de que ele se aprimore no trabalho, beneficiando tanto sua carreira quanto a empresa.

Traçar um plano de metas

Para ajudar o colaborador em seu processo de melhoria após o recebimento dos resultados da avaliação de desempenho, é interessante traçar um plano de metas que se proponha a ajudá-lo a melhorar as falhas apontadas e a manter os aspectos positivos de sua postura de trabalho.

A ideia é traçar metas sólidas, que sejam desafiadoras, mas que também sejam realistas e respeitando os limites do trabalhador. Desse modo, ele pode aplicar em seu cotidiano de trabalho referências de como progredir, ciente do que precisa realizar para alcançar os patamares desejados.

Receber devolutivas sobre o ambiente de trabalho

Quando se conversa com o colaborador sobre a sua performance, é também fundamental que se abra espaço para que ele possa falar. Muitos processos referentes à empresa podem afetar a equipe, o que interfere nos resultados da avaliação de desempenho. Assim, a empresa também pode se conscientizar de seus aspectos negativos, buscando soluções para eles.

Fazer um acompanhamento contínuo

A avaliação de desempenho visa um processo contínuo de crescimento, tanto do trabalhador quanto da empresa, por isso, não deve ser realizada uma única vez. É preciso que ela seja periódica, para averiguar se as questões apontadas estão sendo solucionadas.

Depois do feedback direto e do estabelecimento de um plano de metas para o trabalhador, é necessário observar se houve melhoras e se os objetivos determinados estão sendo alcançados. Da mesma maneira, é preciso que a empresa receba constantes devolutivas de seus funcionários, para que possam ser geradas mudanças contínuas no empreendimento.

Informatizar os processos

Contar com ferramentas tecnológicas permite que a empresa tenha mais facilidade e efetividade na execução de tarefas, gerando e gerenciando resultados de forma mais rápida e prática, com acesso a dados de maneira mais simples. Aplicar a tecnologia para a análise dos registros de avaliação de desempenho favorece a realização de um estudo sobre o perfil da equipe.

Esse conhecimento auxilia a empresa a planejar medidas para o aperfeiçoamento, correção de problemas e manutenção dos pontos positivos da equipe ao longo do tempo.

Hora de colocar a mão na massa e aproveitar todos os benefícios da avaliação de desempenho! 💪

Uma vez que a avaliação de desempenho está totalmente focada nos resultados da empresa, ela só tem a agregar ao seu negócio. Então é hora de colocar a mão na massa e incluir a ferramenta no planejamento estratégico da sua empresa!

E nós podemos te ajudar com isso. A Evolke é uma empresa de consultoria e aprendizagem corporativa, e está pronta para auxiliar a sua gestão e encontrar a melhor solução para a sua empresa. Conta com a gente! 😉

Como melhor usar a avaliação de desempenho?

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu