Employee Experience: O que é e 5 benefícios que sua empresa tem ao aplica-lo!

Employee Experience: O que é e 5 benefícios que sua empresa tem ao aplica-lo!

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O termo Employee Experience ou Experiência do Colaborador, é um conjunto de ações que partem da empresa para a melhoria do clima organizacional.

Mas não apenas manter um clima amigável, o conceito de Employee Experience vai além, ele visa também a construção de vivências com foco no desenvolvimento de cada colaborador.

Uma pesquisa feita pela Capgemini, comprovou que 80% dos clientes pagam mais em um produto ou serviço, caso a empresa ofereça uma experiência de compra memorável. Imagine que seus colaboradores são seus clientes, que também tem exigências e necessidades também…

Na prática:

De forma simples, o foco é na experiência do colaborador como um todo, desde quando o candidato vê o anúncio de vaga na empresa, até quando se desliga ou é desligado.

O que é:

  • experiências reais no ambiente de trabalho;
  • foco no desenvolvimento individual do colaborador;
  • líderes ativos, motivadores e encorajadores;
  • ambiente inclusivo, que abrace a diversidade;
  • um relacionamento sólido, transparente e fiel da empresa para o funcionário.

Benefícios:

Ao aplicar o conceito da Experiência do Colaborador, sua empresa mostra que se preocupa com o time e que os valoriza individualmente. Já falamos da valorização do colaborador neste post sobre as 7 tendências do RH para o 2019.

Então veja quais são os 5 principais benefícios para sua empresa:

1- A equipe se engaja mais

Quando os colaboradores estão satisfeitos, tendem a criar menos atritos entre si e buscam se unir pela empresa. A equipe percebe a dedicação aplicada pelo bem comum, pelo crescimento e desenvolvimento das pessoas.

2- Redução de rotatividade

Com a equipe mais engajada e satisfeita, também reduz a rotatividade no quadro. A valorização é um dos principais fatores de motivação para que o colaborador queira permanecer e crescer na empresa.

3- Aumento da produtividade

Quando um colaborador não está feliz, não gosta das suas tarefas cotidianas ou não se dá bem com os demais colegas, a tendência é que sua produtividade caia cada vez mais. E já vimos que o conceito Employee Experience faz com o engajamento e satisfação dos colaboradores.

4- Aprimoramento do profissional

Crescimento profissional anda lado a lado com salário e valorização. É fundamental empoderar seus colaboradores, ajudá-los a desenvolver novas habilidades e aumentar as responsabilidades. Eles se sentirão encorajados e com maior confiança para realização de suas tarefas.

5- Crescimento de receita

Se um funcionário feliz já é produtivo, imagina o que acontece quando a empresa toda se volta para a experiência positiva no trabalho. Atualmente empresas que investem em Employee Experience crescem 1,5x mais e tem um lucro 4,2x maior do que empresas que não aplicam esse conceito.

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, comece a aplicar na sua empresa.

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