Potencial: como as organizações podem incentivar a liderança feminina

Potencial: como as organizações podem incentivar a liderança feminina

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Depois de muitos anos de luta para acessar e se consolidar no mercado de trabalho, as mulheres começam a colher os frutos de toda a sua dedicação e esforço. Mas o que isso significa para as lideranças femininas dentro das organizações?

De acordo com o, então, Ministério de Trabalho, em 2016 as mulheres já representavam cerca de 44% da força de trabalho formal no país. No entanto, representam somente 24% dos cargos de liderança no Brasil.

Porém, recente, uma pesquisa da consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman indicou que as mulheres estão na liderança em diversas competências avaliadas. Entre elas estão:

  • A capacidade de tomar iniciativas;
  • Agir com resiliência;
  • Investir no autodesenvolvimento;
  • Focar nos resultados.

Além destas habilidades, elas igualmente demonstraram, segundo a mesma pesquisa, integridade e honestidade.

O que mais dizem as pesquisas?

Há pouco tempo, também, pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology e da Carnegie Mellon Univesity haviam chegado a conclusões semelhantes. Eles estudaram 699 pessoas em diferentes equipes, aplicando testes e jogos de negociação para analisar o desempenho dos diferentes conjuntos profissionais.

Assim, eles identificaram que grupos profissionais com maior número de mulheres são os que têm mais inteligência coletiva. A descoberta ganhou as páginas da renomada revista especializada Science, referência para pesquisadores do mundo todo.

Diante disso, é inegável o papel de destaque das mulheres no mercado de trabalho e a sua competência dentro das organizações. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que elas sejam reconhecidas por isso.

A luta pela igualdade dentro das empresas

Ainda que as pesquisas sejam reveladoras, na vida real as empresas se comportam de modo conservador. Segundo Carolina Valle Schrubbe, coach especialista em desenvolvimento de lideranças e certificada pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, falta muito para que as empresas contratantes tenham um quadro de pessoal equilibrado entre homens e mulheres.

Enquanto 52% dos CEOs destacam que o tema “Mulheres na liderança” é prioritário em suas organizações, de fato, somente 26% das empresas possuem uma área dedicada à igualdade de gênero, de acordo com pesquisa aplicada pelo Instituto Ipsos, em parceria com os jornais Valor EconômicoO Globo, as revistas Época, Marie Claire e a ONG Will (Women in Leadership in LatinAmerica).

“Há um grande interesse das empresas em exercer a igualdade dentro de suas organizações, porém, é preciso aplicar políticas eficientes e efetivas, para que o interesse saia do papel”, destaca a coach Carolina.

É importante notar que a presença feminina em cargos de liderança evoluiu de 11% para 42%, entre 1997 e 2018, nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Contudo, é preciso ações corporativas para buscar o equilíbrio das equipes, já que as mulheres ainda são minoria.

O que as organizações podem fazer para aproveitar o potencial feminino?

Especialistas afirmam que não basta apenas implantar políticas de inclusão das mulheres nas empresas. Faz-se necessário um planejamento, a médio e longo prazo, de investimento em lideranças femininas. E isso é uma quebra de paradigmas. Portanto, difícil, principalmente em ambientes mais conservadores ou, historicamente, em empresas cuja maioria dos cargos é ocupada por homens.

Neste contexto, destaca-se o papel fundamental de um líder: formar novas lideranças, agindo como mentores. Daí, a importância que possuem os líderes homens ao valorizarem o trabalho de suas funcionárias mulheres, para que o tão sonhado equilíbrio da equipe possa se efetivar.

No ambiente de trabalho, esses mentores são os gerentes e coordenadores frontline, que estão junto das mulheres no dia a dia e podem exercer significativa influência no desenvolvimento de boas líderes.

Como os gerentes e coordenadores frontline podem ajudar na formação de lideranças femininas nas organizações

Inspirar e desenvolver pessoas nem sempre é um trabalho fácil. Ainda mais quando isso exige mudar a cultura e quebrar paradigmas da empresa. Por isso, separamos algumas dicas do que os gestores podem fazer para ajudar a formar novas lideranças femininas. São elas:

  • Fomentar entre a equipe o feedback útil e personalizado: “Esta atividade você desenvolve bem, nesta outra você precisa continuar investindo, e nesta nova atividade vou ajudá-la”;
  • Encorajar as mulheres a se desafiarem para cargos que vão além de sua zona de conforto, mesmo quando isso parecer arriscado, e auxiliá-las a ter sucesso nessas novas funções;
  • Dar suporte para que elas lidem com eventuais tropeços, pois ninguém chega ao topo sem caídas pontuais;
  • Identificar e comemorar os diversos estilos de liderança que surgem dentro da equipe, valorizando a diversidade;
  • Falar abertamente sobre a sua própria trajetória, sem fazer com que a sua história se torne um “modelo” para os outros;
  • Mostrar que você está comprometido em ajudar as suas funcionárias a navegar no difícil território à frente; isto fortalece a confiança.

Conquistar um espaço, ser reconhecido por suas competências e habilidades e subir na hierarquia da empresa não são tarefas fáceis e demandam uma longa caminhada que, como mostram as pesquisas, tem sido mais árdua para as mulheres.

Porém, não há dúvidas que elas estão preparadas para o desafio. E, nesse cenário, as empresas que encorajam suas lideranças a apoiar mulheres ativamente no caminho rumo ao cume serão mais bem sucedidas, aproveitando ao máximo todo o potencial de seus colaboradores.

Invista na transformação da liderança

Por fim, se você quer mesmo transformar a cultura da sua empresa e investir no desenvolvimento de lideranças femininas, comece a pensar em ações de T&D que possam te ajudar a atingir esse objetivo.

Treinamentos de liderança e desenvolvimento de um plano de cargos e salários são duas das ações que você pode começar a implantar na empresa para colocar sua estratégia em prática. E a Evolke está aqui para te ajudar a encontrar a solução ideal. 👇

Como as empresas apoiam as lideranças femininas?

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