6 Tendências de RH para 2020

6 Tendências de RH para 2020

Compartilhe este artigo!

O mercado de trabalho e todos os setores mudaram muito nas últimas décadas, principalmente em questões relacionadas à tecnologia, concorda? Então se prepare! A velocidade e o impacto dessas transformações devem se acentuar ainda mais na próxima década, e é por isso que vamos falar das tendências de RH para 2020 nesta postagem.

As mudanças nos processos de produção, no comportamento do consumidor e do próprio colaborador estão abrindo espaço para novos modelos de negócios cada vez mais inovadores. O que também colabora para o surgimento de novas tendências em diversas áreas do mundo corporativo, especialmente na área dos Recursos Humanos, que lida diretamente com a nova geração.

Com 2020 chegando, reunimos uma lista de tendências que você precisa saber sobre o próximo ano, já que a rotina de trabalho dos gestores e colaboradores pode mudar. Fique atento e acompanhe aqui! 👇 👇 👇

O que esperar das tendências de RH para 2020?

Hoje, percebemos que o setor de Recursos Humanos vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. Isso porque ele é o responsável por desenvolver a experiência e performance dos colaboradores. Assim, para que as ações executadas pela área sejam cada vez mais assertivas, é necessário acompanhar as tendências e novidades do ramo. Pronto para conhecer o que 2020 reserva para o RH?

1 – Learning in the Flow of Work (Aprendizado no Fluxo do Trabalho)

A era digital está transformando as habilidades essenciais exigidas pelo mercado e a forma como estas são adquiridas mudou também. Nesse contexto, um conceito que ganhou destaque neste ano e que continuará forte em 2020 é o Learning in the Flow of Work (Aprendizado no Fluxo do Trabalho, em uma tradução livre).

Para evitar que o funcionário seja obrigado a deslocar-se do posto de trabalho para participar de treinamentos em salas de aulas, as empresas estão levando a sala de aula até o posto de trabalho. Os LMSs ou plataformas de ensino, são as ferramentas que possibilitam o aprendizado no posto de trabalho.  Há poucos anos isso seria impossível, o avanço das plataformas de ensino e o início de uso desta tecnologia pelo RH melhorou muito a experiência do colaborador e continuará evoluindo em 2020.

Use o Design de Jornada de Aprendizagem para aplicar as tendências de RH de 2020

2 – Experiência do Colaborador

A experiência do colaborador, ou Employee Experience, é um conjunto de ações que partem da empresa para melhoria do clima organizacional, criando uma vivência de trabalho significativa para os colaboradores. Essa experiência positiva é a chave para o sucesso de empresas de todos os portes e nichos de atuação, pois vai interferir diretamente na produtividade de todos.

Embora exista um grande desafio quando o assunto é transformar o ambiente de trabalho – afinal, cada colaborador tem uma forma diferente de mediar a sua satisfação – criar programas de engajamento dos funcionários é uma tarefa cada vez mais necessária. Assim, investir em liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, um ambiente organizacional que promova o crescimento e desenvolvimento profissional, entre outras ações, serão fundamentais para a competitividade das empresas.

3 – Gamificação

A gamificação está ganhando espaço nos treinamentos digitais e também nos presenciais para o treinamento de colaboradores em organizações. O método ajuda a engajar os participantes e, com isso, aumenta o aprendizado e a retenção do conteúdo passado.

Gamificar um treinamento significa usar as dinâmicas e mecânicas de jogos para aumentar o engajamento dos colaboradores com o aprendizado. Com isso, é possível tornar a experiência mais prazerosa e produtiva.

Ao aplicar treinamentos gamificados os colaboradores se tornam agentes ativos do aprendizado. Em outras palavras, eles aplicam os conceitos e atingem objetivos de uma maneira prática e são recompensados por isso. Dessa maneira, a Gamificação é outra grande tendência de RH para 2020.

4 – Inovação e otimização no processo de recrutamento

Outra área que é constantemente transformada pelo desenvolvimento das novas tecnologias para gestão de pessoas é o recrutamento. Em 2020, o RH deve continuar observando esse cenário e se beneficiando das inovações.

Investir em ferramentas digitais para o recrutamento gera melhor experiência para o candidato e mais assertividade para o RH. Isso porque elas eliminam a subjetividade, mantendo apenas as informações dos candidatos essenciais a contratação. O que otimiza o tempo e direciona os recrutadores e gestores na hora da entrevista.

No entanto, o contato humano do recrutador com o candidato continuará sendo essencial, pois é ele que capta totalmente o perfil comportamental do futuro colaborador.

5 – Modernização da intranet

A necessidade de propagar informações entre o quadro de funcionários e transmitir a cultura organizacional encontra uma ótima ferramenta na intranet quando ela é bem aproveitada. Usar vídeos, imagens e games para apresentar ao público interno uma campanha pode ser mais eficaz do que usar textos longos, por exemplo.

De acordo com um estudo divulgado pela TechSmith, empresa norte-americana de comunicação visual, 67% das pessoas compreendem e executam suas tarefas com maior rapidez quando há imagens e vídeos do que quando a informação se apresenta apenas em formato de texto. Assim, apesar de ser uma ferramenta antiga, a modernização da intranet se torna uma tendência de RH para 2020, pois se coloca como uma melhoria necessária para a comunicação interna das empresas.

6 – Cultura diversa e inclusiva

Segundo uma pesquisa da 9ª edição do Great Place to Work no Rio Grande do Sul, os colaboradores priorizam cinco pilares sobre o clima organizacional das empresas: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Ou seja, a cultura inovadora de uma empresa precisa ser mais inclusiva e levantar a bandeira da diversidade. Um dado alarmante da mesma pesquisa, diz que apenas 20% das mulheres ocupam cargos de liderança nas organizações. Dessa forma, a diversidade possibilita novas conexões e talentos para dentro das empresas, um diferencial competitivo e uma nova cultura organizacional.

Comece já a aplicar as tendências de RH para 2020 na prática!

Além dessas 6 tendências de RH para 2020 que apresentamos no texto, é importante que a sua empresa invista em um time de Recursos Humanos preparado e atento para colocar tudo em prática da melhor maneira possível.

Com isso em mente, conte com a Evolke para implementar soluções em gestão do conhecimento e educação corporativa na sua empresa em 2020. Queremos construir pontes entre a aprendizagem e a aplicação prática, melhorando os resultados e gerando satisfação para todos os envolvidos nos projetos.

Nosso foco é a criação de programas educacionais orientados para a melhoria de desempenho, utilizando inovações do design educacional. Pronto para colocar em prática as ideias desse texto? Então fale conosco!

Converse com o nosso especialista e aplique as tendências de RH para 2020

Deixe uma resposta

Fechar Menu