O Custo da Falta de Feedback em Projetos de T&D

O Custo da Falta de Feedback em Projetos de T&D

Compartilhe este artigo!

Quanto tempo do seu dia você gasta em reuniões e respondendo e-mails? Sabia que até inventaram um software para calcular isso e descobrir em que o tempo da sua equipe está sendo investido? Parece até brincadeira, mas é verdade! O slogan deles é “Menos micro gestão e mais lucratividade”.

Este slogan me lembrou de um antigo gerente de uma empresa de grande porte que, há alguns anos, encaminhou para o seu diretor o convite recebido para participar de uma reunião de status report do projeto de T&D, escrevendo no corpo do e-mail: “ou eu trabalho, ou eu vou nestas reuniões. O que prefere que eu faça? ”

O que você acha que ele quis dizer com esta pergunta?

Para responder esta questão, você precisa saber que, na época, esse gerente era o responsável pelas aprovações dos objetos de aprendizagem desenvolvidos para capacitar sua área. Ele era o cliente interno do RH num projeto de T&D contratado pela sua empresa, em caráter de urgência, para desenvolver um grande número de colaboradores em gaps mapeados pelo RH; gaps estes que, segundo a empresa, trariam à organização mais um trimestre improdutivo, em que o número de retrabalho e desperdícios já afetava a competitividade da organização.

Ele sabia que o projeto iria atrasar, se:

  • Não autorizasse a alocação dos especialistas da sua equipe para participarem das atividades de curadoria de conteúdo;
  • Não reservasse um tempo para analisar as entregas parciais e periódicas que estava recebendo e nos desse seu ok para continuarmos a fabricação dos treinamentos digitais;
  • Não aprovasse a realização das ações presenciais de transferência de conhecimento planejadas para o período;

Naqueles dias, achei que, por trás daquela pergunta capciosa, poderia estar uma rotina de reuniões improdutivas, ou uma falta de habilidade em gerir seu tempo, ou uma cultura empresarial que ainda não via valor nos resultados que o T&D poderia trazer para o negócio.

Hoje, acho que o mais preocupante foi o fato de ele não ter se perguntado: “quanto vai custar para a empresa essa minha escolha de não dar feedback?”

Por fim, essa questão acabou sendo respondida: ele não foi à reunião, não deu feedback e o projeto de T&D, anunciado pela empresa como urgente e importante, aconteceu com meses de atraso, depois que outro gerente assumiu seu lugar, pedindo muitas alterações no que já havia sido feito e gastando mais do que havia sido orçado inicialmente, devido à falta de retorno do antecessor.

E você? Já calculou quanto a falta de feedback em seu projeto de T&D está custando para sua empresa? O que tem feito para evitar isso? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

Fechar Menu