Universidade Corporativa: o que é e quais seus benefícios

Universidade Corporativa: o que é e quais seus benefícios

Compartilhe este artigo!

Aposto que quando você estava na faculdade, muitas vezes se perguntava como a matéria que estava estudando se aplicaria no dia a dia do mercado de trabalho, certo? A verdade é que muitas vezes não se aplica, infelizmente. Por isso, empresas criam as suas próprias universidades, que são o tema deste artigo. Aqui, vamos falar sobre Universidade Corporativa: o que é e quais seus benefícios para as organizações.

Leia também:

A proposta de Universidades Corporativas existe porque muitos recém-formados chegam ao mercado de trabalho despreparados para lidar com demandas reais. Ou mesmo sem as habilidades e competências necessárias para desenvolver suas funções.

Assim, no mundo inteiro as empresas têm investido na criação de Universidades Corporativas. Pode até parecer novo, mas a verdade é que essa tendência já vem lá dos anos 1950. E pode beneficiar muito a sua organização. Olha só!

Afinal, o que é uma Universidade Corporativa?

A Universidade Corpotativa (UC) é uma instituição de ensino vinculada a uma organização, com o objetivo de oferecer aos seus colaboradores aprendizado com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais. Como é o caso da:

  • Universidade do Hamburguer (McDonald’s);
  • Academia Santander;
  • Universidade Ambev;
  • Universidade do Banco do Brasil, entre outras.

Portanto, a UC é uma ferramenta interna de desenvolvimento dos colaboradores. E sua responsabilidade é criar, replicar e entregar conhecimento as equipes. E muitas vezes, o método escolhido para que as Universidades Corporativas disseminem o conhecimento, é o EaD (ensino à distância), através de uma plataforma online.

Além disso, é normal que os cursos sejam realizados dentro do horário de trabalho e, até, integrando parte das atividades profissionais do colaborador. Isso porque é possível oferecer os conteúdos necessários em diferentes formatos, como podcasts, jogos e pílulas do conhecimento, que se adaptam mais facilmente as atividades diárias dos colaboradores.

A Universidade Corporativa está sempre em movimento. Por isso é importante oferecer sempre atualização contínua de conteúdo e experiências. Também é importante construir trilhas de aprendizagem que acompanhem e apoiem o desenvolvimento dos profissionais.

Ensino à distância para os colaboradores

É nas Universidades Corporativas onde é possível agrupar todos os programas educacionais e de T&D das organizações, de forma que elas sejam o ponto de referências dos colaboradores para buscarem informações sobre processos, cultura e desenvolvimento.

E por oferecerem uma maior escalabilidade e disponibilidade, as plataformas digitais são as preferidas para a construção de Universidades Corporativas. Isso porque esse canal consegue oferecer seus conteúdos 24 horas por dia – ou apenas nos horários determinados pelo RH. Além de promover o ensino a distância (EaD) e assíncrono.

Peça uma demonstração

O que quer dizer que, Universidades Corporativas digitais são capazes de capacitar colaboradores remotamente, onde quer que estejam. E mais: elas também permitem que o conteúdo seja disponibilizado sem que o instrutor e o aluno estejam disponíveis na mesma hora. Dessa forma, o aluno estuda no seu próprio tempo e ainda conta com o apoio do instrutor para tirar dúvidas.

Benefícios em criar uma Universidade Corporativa

Na criação de universidades corporativas é possível aliar o desenvolvimento e aprendizado de cada colaborador ao cenário da sua empresa. O que garante a evolução e progresso dela. Afinal, colaboradores mais preparados e confiantes em seu trabalho conseguem ser mais proativos e produtivos. E sua empresa, com certeza, consegue colher bons resultados.

Ainda está em dúvida? Então continue lendo para conhecer os 4 principais benefícios para a sua organização, quando você adota uma Universidade Corporativa. 👇

1 – Boa reputação

Pare um momento e pense em si mesmo. O que torna uma organização atrativa para você? Mais do que um salário compatível com a função e bons benefício, cada vez mais os colaboradores tem buscado por empresas onde conseguem aprender e se desenvolver.

Portanto, quando falamos em empregabilidade, o que torna uma organização competitiva são fatores como:

  • Qualidade de vida;
  • Satisfação;
  • Saúde física e psicológica;
  • Fatores financeiros;
  • Relacionamentos; e
  • Investimento no colaborador.

Dessa forma, é possível perceber que uma empresa que investe na capacitação e desenvolvimento (pessoal e profissional) não só melhora sua reputação, como também motiva e engaja seus colaboradores. O que nos leva ao item 2.

2 – Retenção de talentos

Conquistar talentos de nada adianta se sua organização não for capaz de mantê-los, certo? Além disso, a busca constante por novos colaboradores pode ser muito mais custosa do que retê-los.

Portanto, assim como treinar e desenvolver colaboradores auxilia na boa reputação da empresa, facilitando a contratação de novos talentos, também ajuda a manter os talentos na sua empresa.

Isso porque quando uma organização mostra interesse em desenvolver habilidades e competências de seus colaboradores, eles se sentem valorizados e motivados. Sentem que fazem parte da organização e que seu trabalho é essencial para ela.

3 – Qualificação profissional personalizada

O que fazer quando há um ótimo colaborador, mas sem algumas soft skills necessárias para o melhor desempenho de sua função? A resposta é simples, na verdade: você o treina.

Com o apoio de uma Universidade Corporativa, é possível criar trilhas de aprendizagem especiais para suprir as necessidades de cada colaborador. Assim, ajudando-o a desenvolver as competências de forma personalizada. Dessa maneira, você terá um time qualificado e personalizado, pronto para atuar de forma estratégica e objetiva de acordo com a necessidade da empresa.

4 Desenvolvimento do capital intelectual

Você já se perguntou por que os funcionários do Google são tão disputados no mercado de trabalho? A percepção que temos desses colaboradores é de que são muito competentes no que fazem. E muito provavelmente são. Isso porque o Google investe cada vez mais na educação corporativa. Assim, acumulam capital intelectual – o que acaba influenciando no seu valor de segmento também.

Com esse exemplo, conseguimos ver que a Universidade Corporativa é um investimento que reflete em várias frentes do negócio. E que o valor de uma organização não está relacionado exclusivamente ao seu capital financeiro, mas também ao seu histórico e conhecimento acumulando ao longo de sua experiência.

Comece a implantação da sua Universidade Corporativa agora mesmo!

Como vimos acima, investir em uma Universidade Corporativa não só ajuda com a moral dos seus colaboradores, mas também transforma e aumenta a competitividade de mercado das organizações. Além disso, você não precisa ser o Google para implementar a prática na sua empresa.

Independente do seu tamanho, você só tem a se beneficiar com o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores! Está pronto para começar? Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita com os nossos especialistas. Descubra a melhor estratégia para o seu negócio e transforme sua organização!

Universidade Corporativa: o que é e como implantar uma? Converse com um de nossos especialistas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu